A resposta para esta pergunta rende um guia inteiro de organização especial, que já está sendo elaborado com lançamento previsto até o final deste ano. No entanto, aqui estão algumas dicas simples e que podem parecer óbvias, mas que nem todo mundo observa. Vamos lá!
É parte do processo de envelhecimento, mesmo que você pratique exercícios, passar a ter algumas limitações físicas. A visão também perde acuidade, por isso devemos levar em conta tudo que se refere a segurança da pessoa idosa dentro de casa, lugar onde acontecem a maioria dos acidentes que poderiam ser evitados.
Por onde começar a ajustar nossa casa para torná-la mais segura no nosso dia a dia? Em primeiro lugar, moramos em casa ou apartamento? Se casa, é de piso único ou sobrado de 2 ou 3 andares? Que tipo de escadas temos que subir e descer? A casa tem pátio ou jardim? Qual o tipo de piso temos nas áreas externas? E se moramos em apartamento, tem elevador? Quais características de acessibilidade há no prédio?
Dentro de casa, que tipo de piso temos em cada cômodo? Se houver algum piso escorregadio ou com desníveis que podem provocar tropeços e quedas, pense em trocar por um tipo de piso que seja antiderrapante. Ainda sobre piso, pense em eliminar tapetes soltos ou tapetes que precisem ser constantemente aspirados. Um piso bonito, antiderrapante e de fácil manutenção é o ideal. E quanto a móveis e acessórios de piso? São muitos? Temos que desviar constantemente de algo enquanto nos movemos pela casa? Se a resposta for positiva, pense em eliminar ou mudar esses itens para um lugar onde você não precise desviar com frequência. Por falar nisso, iluminação é outro aspecto importantíssimo para uma vida doméstica segura. Todos os espaços devem ter luz suficiente.
No banheiro, apoios ajudam muito. Dentro do box, para nos apoiarmos ao lavarmos os pés ou mesmo para nos segurarmos em caso de escorregões, por exemplo.
São vários e alguns bem pequenos os detalhes a ajustarmos para a nossa segurança doméstica. Pense nisso e busque aconselhamento com personal organizers especializados, como eu, leia livros sobre o assunto ou aguarde pelo lançamento do meu guia, com linguagem direta, exemplos, sugestões e objetivo. Não um livro, mas um guia enxuto para manter à mão e consultar sempre que precisar.